Wednesday, October 13, 2010

Cuidado com o uso prolongado de salto alto

Mulheres que costumam usar sapatos e sandálias de salto alto de forma exagerada e por longos períodos poderão, no futuro, não ser capazes de usar sandálias rasteiras.
É o que afirmam cientistas da Metropolitan University, localizada no Nordeste da Inglaterra. O uso constante e por longos períodos de tempo de sapatos com salto alto pode fazer com que os tendões de Aquiles fiquem mais grossos e enrijecidos. As panturrilhas se encurtarão permanentemente causando fortes dores quando você for tentar usar uma rasteirinha.
No estudo, recentemente publicado no Journal of Experimental Biology, dois grupos de mulheres com idades entre 20 e 50 anos, foram submetidas a testes.
Um grupo usou regularmente sapatos com saltos de 5 cm ou mais de altura por 2 anos. O outro grupo usou sandálias rasteiras durante o mesmo período.
Aquelas mulheres que usaram saltos e que se queixaram do desconforto quando passaram a calçar sandálias rasteiras, foram submetidas a exames. Verificou-se que os músculos estavam 13% mais curtos.
“Se você usar sapatos de salto alto por 2 anos ou mais, 5 vezes por semana, a panturrilha se tornará mais curta e os tendões ficarão mais grossos e enrijecidos,” afirma o professor Marco Narici, que orientou a pesquisa.
“Isto tem, como efeito imediato, a restrição dos movimentos dos tornozelos o que dificultará sua habilidade de andar e correr, tanto de salto como de sandálias baixas.”
O professor Narici afirma que encontrou mulheres que consideravam normal usar saltos durante o trabalho, 5 dias da semana, 365 dias por ano.
Mas ele recomenda, então, o uso alternado entre sapatos de salto alto e sandálias rasteiras.
A pesquisa também aconselha às amantes do salto alto que façam exercícios de alongamento dos pés e panturrilhas pelo menos no fim do dia, para evitar dores e inflamações.

Fonte: NewsCore

1 comment:

Maria said...

Ai ai eu conheço uma pessoa assim!!! Hehe