Wednesday, October 13, 2010

Você gosta de um salto alto? E de bolsas?

Eu adoro um salto alto, se for maior que 8cm é a coisa mais linda para mim, sempre que eu saio para comprar sapato acabo trazendo pelo menos um, mesmo que eu não precise dele. Além disso, acho que nunca tenho o suficiente, agora cismei com ankle boot e com scarpin preto de sola vermelha (Louboutin, te venero!). Ontem eu passei o dia inteiro com um peep toe meia-pata preto com salto de 8cm, apesar de ser muito confortável, não deu para evitar o joelho inchado no final do dia.
Mas não é só o joelho que sofre com os saltos, a coluna também pode ser vítima deles. Os saltos altos alteram a posição de equilíbrio do corpo, mudando o centro de gravidade.
"É como se as mulheres precisassem se equilibrar em cima do sapato. Isso provoca uma sobrecarga na coluna lombar, prejudica as articulações e, como os glúteos ficam mais contraídos, pode provocar dores no nervo ciático e conseqüentemente dores de cabeça", alerta o quiropraxista Jason Gilbert.

Sapato combina com o quê? Bolsa é claro! Se eu saio sem ela sinto como se tivesse deixado parte de mim em casa e sempre fico desconfortável pensando que posso precisar de algo que carrego nela.
Admito que a minha bolsa do dia-a-dia não tem nada de levinha e eu juro que carrego o mínimo possível, mas não sigam o meu exemplo meninas, bolsa não é mochila!
Para evitar causar uma assimetria séria evite carregar bolsas apenas de um lado só, pois o esqueleto só funciona quando os dois lados do corpo estão em equilíbrio e você pode começar a sentir dores.

Dicas do quiropraxista Jason Gilbert:


- Alterne o ombro que você carrega a bolsa;
- Mantenha a postura perfeita, ou seja, caminhar com a postura ereta e correta vai ajudar a minimizar as dores;
- Torne a carga o mais leve possível;
- Carregue aparelhos eletrônicos como o laptop em uma mochila para evitar que sobrecarregue um lado só de seu corpo;
- Não carregue a bolsa no antebraço;
- Opte por sapatos confortáveis;
- Leve um par de tênis ou um sapato com salto mais baixo para utilizar quando o uso de salto alto for dispensável.

No comments: